• Aeroporto Dr. Luiz Dante Santoro Caixa Postal 62 - Itápolis - SP CEP 14900-000
  • info@aci.com.br
  • (16) 99632-7981
  • (16) 3262-1024 - (16) 3262-3728

Aeronaves

Paulistinha

Paulistinha


Prazer em Voar.

Ainda hoje o Paulistinha é um dos mais prazeirozos de se voar, é de simples operação e ótimo para a instrução. O avião é todo revestido de tela, o que faz seu peso ser bastante leve, fazendo assim, um voo suave. O PP-GVN, é o avião ícone do Aeroclube de Itápolis.

Foram fabricados cerca de 260 Neiva P-56 Paulistinhas. A maioria foi comprada pelo Ministério da Aeronáutica e doada aos aeroclubes.

DADOS TÉCNICOS
Hélice Passo Fixo
Motor Continetal 108HP
Assentos 2
Peso vazio 408Kg
Peso máximo de decolagem 660kg
Velocidade de cruzeiro 80mph
Autonomia 4h30
Aeroboero 115

Aeroboero 115


É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem.

Suas asas sao feitas de alumínio reforçado com barras de compressão de aço e pontas das asas de fiberglass, possuindo dois pontos de fixação. Sua fuselagem é do tipo treliça reticular de aço soldado e revestido de tela, possuindo tratamento anti-corrosivo à base de cromato de zinco. Seu motor tem 115 HP a 2800 RPM. Possui 4 cilindros opostos horizontalmente, resfriados a ar. Utiliza um carburador e dois magnetos.

O sistema de lubrificação é do tipo carter úmido, possuindo uma bomba de engrenagem que, por pressao, conduz o óleo para o motor.

O Aeroclube de Itápolis também dispõe de um Aeroboero 180. que é usado para o reboque de planadores.

DADOS TÉCNICOS
Hélice Passo Fixo
Motor Lycoming 115hp
Assentos 2
Peso vazio 557kg
Peso máximo de decolagem 770kg
Velocidade de cruzeiro 90mph
Autonomia 4h30
Aeroboero 180

Aeroboero 180


Excelente para rebocar planadores.

O Aero Boero 180 é a versão mais potente do AB-115. Diferentemente deste e de seu motor Lycoming de 115 cavalos, o AB-180 é equipado com um motor de 180, que o permite ser usado tanto em vôos de instrução quanto no reboque de planadores.

DADOS TÉCNICOS
Motor Lycoming 180hp
Assentos 2
Peso vazio 602kg
Peso máximo de decolagem 890kg
Velocidade de cruzeiro 125mph
Velocidade de Estol 45mph
Cessna 152

Cessna 152


A melhor aeronave para aprender a voar, segura e moderna.

O Cessna 152 é consagrado mundialmente como a melhor aeronave treinadora inicial de pilotos. De facil pilotagem, ideal para voos visuais. Comporta dois ocupantes e pelo seu custo acessível é utilizado na formação do Curso de Piloto Privado e na fase inicial do Curso de Piloto Comercial.

DADOS TÉCNICOS
Motor Lycoming
Assentos 2
Potência 110hp
Comprimento 7,96m
Potência 110hp
Envergadura 11,10m
Altura 2,86m
Peso máximo de decolagem 745kg
Velocidade de cruzeiro 85kt (157km/h)
Velocidade máxima 111kt (206km/h)
Combustível 98,4L
Nhapecan

Nhapecan


Ideal para a instrução primaria. Considerado um ótimo planador treinador.

DADOS TÉCNICOS
IPE02-B Nhapecan
Velocidade máxima 190 km/h
Planeio 1,27
Envergadura 16,6m
KW-1 Quero-Quero

KW-1 Quero-Quero


Um dos planadores mais queridos pelos amantes do Voo a Vela. Excelente para pequenos voos de navegação, voos de longa duração.

DADOS TÉCNICOS
Velocidade máxima 159 km/h
Planeio 1,27
Envergadura 15m
Grob G103 Twin II Acro

Grob G103 Twin II Acro


Uma obra de arte da engenharia alemã.

O Grob é um excelente treinador para pilotos que desejam iniciar no voo a vela. Com dois lugares e um excelente planeio, ele cumpre todos os requisitos necessários para formar um excelente aviador da modalidade.

O Grob pertence a EJ Escola de Aviação e está alocada sob concessão para o Aeroclube de Itápolis.

DADOS TÉCNICOS
Comprimento 17,1m
Área da asa 17,8 M2
Peso vazio 380kg
Peso máximo 580kg
Melhor planeio 1:37 a 105 KM
Limite de carga +5.3 e 2. 65
Grob G103 Twin II Acro

Paulistão P56-B


Rebocador de planadores

O “Paulistão” P56-B, é o mesmo Paulistinha, mas com 150 HP de potência, mais forte. É voltado para o reboque de planadores no Aeroclube de Itápolis.

DADOS TÉCNICOS
Comprimento 17,1m
Área da asa 17,8 M2
Peso vazio 380kg
Peso máximo 580kg
Melhor planeio 1:37 a 105 KM
Limite de carga +5.3 e 2. 65

© 2019 Aeroclube de Itápolis.