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Cursos

Piloto Privado de Avião

Piloto Privado de Avião


O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais.

Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. O curso teórico tem uma carga horária de trezentas horas. No final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático.


Experiência

O curso de Piloto Privado é o primeiro passo de um piloto, portanto não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagens de aviões.


Você pode

Pilotar aviões monomotores em condições visuais após formado. Durante o curso você fará em torno de 10 horas de voo solo, inclusive navegações.


Próxima etapa

Para quem quer seguir carreira na aviação, a próxima etapa é fazer o curso de piloto comercial e, assim, aprender a pilotar aviões por instrumentos e aeronaves multimotoras.


Pré-requisitos (teórico)

  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador do Exame Médico (CMA) de 2ª Classe

Treinamento Teórico

Carga horária

329:50 horas/aula.

Matérias

  • A Aviação Civil;
  • Combate ao fogo em aeronave;
  • Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
  • Medicina de Aviação;
  • Meteorologia;
  • Navegação;
  • Palestra "O piloto privado - avião";
  • Regulamentação da Aviação Civil;
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo;
  • Segurança de voo;
  • Teoria de voo.

Treinamento prático

A carga horária para a prática de voo será de 46 horas de voo (incluindo o cheque), obedecendo às seguintes fases:

  • Fase I: Pré-Solo (PS) - 19,5 horas
  • Fase II: Aperfeiçoamento (AP) - 10,5 horas
  • Fase III: Navegação (NV) - 10 horas
  • Fase IV: Noturno (NT) - 3 horas
  • Avaliação final de curso - 1,5 horas
  • Avaliação ANAC - 1,5 horas

Pré-requisitos (Prático)

  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador do Exame Médico (CMA) de 2ª Classe
  • Ser portador do CCT (Certificado de Conhecimentos Técnicos) de PPA

Aeronaves utilizadas

  • Paulistinha
  • Aeroboero
  • Tupi
Piloto Comercial de Avião

Piloto Comercial de Avião


O curso de Piloto Comercial é o começo da profissionalização do piloto. O aluno poderá iniciá-lo após concluir o curso de Piloto Privado.

O Curso de Piloto Comercial de Avião, PCA, é a habilitação necessária para o aviador se tornar um profissional da área de aviação. Os passos seguintes são fazer o curso IFR, de voo por instrumentos ou Inva, de instrutor de voo.

O curso teórico tem uma carga horária de trezentas horas. No final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático.


Você pode

Pilotar aviões monomotores em condições visuais (VFR) e de voo por instrumentos (IFR), para voar sob condições adversas, após formado.


Próxima etapa

Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Voo ou ainda pilotar aviões pequenos, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.


Pré-requisitos

  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador da licença de Piloto Privado
  • Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe

Treinamento Teórico

Carga horária

385 horas/aula.

Matérias

  • Aerodinâmica e Teoria de Voo;
  • A Aviação Civil;
  • Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
  • Física;
  • Inglês;
  • Instrução Aeromédica;
  • Matemática;
  • Meteorologia;
  • Navegação Aérea (IFR);
  • O Piloto Comercial de Avião;
  • Regulamentação da Aviação Civil;
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
  • Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
  • Segurança de Voo;
  • Teoria de Voo.

Treinamento prático

Está dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas do Piloto Privado já estão inclusas. Dentro deste total de horas, é obrigatório possuir:

  • 70 horas de voo visual, local e rota;
  • 5 horas de voo por instrumentos;
  • 5 horas de voo noturno
  • 5 horas de voo em simulador.

Aeronaves utilizadas

  • Aeroboero
  • Tupi
  • Paulistinha
  • Simuladores
Instrutor de Voo de Avião

Instrutor de Voo de Avião


O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial.

Trata-se de uma óltima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil.

No final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático.


Experiência

Para se tornar um Instrutor de Voo, você deve ter concluído o curso de Piloto Comercial prático.


Você pode

Esse curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em escolas de aviação civil.


Próxima etapa

Avançar em sua carreira profissional, fazendo preparatórios para especialidades como Piloto de Linha Aérea.


Pré-requisitos

  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador da licença de Piloto Comercial

Treinamento Teórico

Carga horária

81:10 horas/aula.

Matérias

  • Relações Interpessoais;
  • Recursos AudioVisuais;
  • Instrutor e a Comunicação;
  • Fichas de Voo;
  • Briefing e Debriefing;
  • Medicina Aeroespacial;
  • Direitos Aeronáuticos;
  • Segurança de Voo;
  • Sistema de Aviação Civil;
  • Processo Ensino – Aprendizagem.

Treinamento prático

Está dividido em 26 horas, sendo:

  • 04 horas de adaptação (caso não tenha experiência na aeronave escolhida);
  • 17,5 horas de preparação do Instrutor;
  • 07 horas de navegação;
  • 1,5 horas de voo de Cheque com examinador credenciado pela ANAC.

Aeronaves utilizadas

  • Aeroboero 115
  • Paulistinha
Noções Básicas de Voo a Vela

Instrutor de Voo de Avião


O curso prático tem duração de dois dias, dividido em cinco reboques, onde serão aplicados todos os itens apresentados na parte teórica.

A EJ Escola de Aviação em parceria com o Aeroclube de Itápolis, oferece o curso de Noções Básicas sobre Voo a Vela, com o intuito de melhorar as habilidades mais importantes do piloto, como sensibilidade aos controles e respostas do avião, além de ser fundamental para a formação e aprimoramento.

Sem motor e pouquíssimo peso, o voo de planador é o que mais se aproxima do voo dos pássaros, com exceção do voo livre. Portanto, é o voo mais puro que se pode fazer em um avião. Nele, você sente, ao cortar o ar, a influência dos movimentos verticais e horizontais da atmosfera, noção corporal essencial ao voo seguro, mesmo com toda a tecnologia atual.

Pela sua baixa velocidade, o planador geralmente tem resposta mais lenta nos controles, obrigando seu corpo a entrar em sintonia com o equipamento e desenvolver a capacidade de prever o comportamento do avião, antes dele responder ao seu comando no manche e pedais. Em suma, quem pilota planadores terá sempre muito mais facilidade e habilidade para voar do que os outros pilotos que não fazem o voo a vela.


O curso tem como principais vantagens:

  • Desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento de habilidades de voo preciso;
  • Melhora a atitude e julgamento para tomada de decisão;
  • Melhora o planejamento;
  • Caso o aluno tenha interesse em dar continuidade no curso de Planador, os reboques abatem no total de horas para obtenção da habilitação de PPL;
  • Companhias aéreas europeias utilizam o treinamento de voo a vela para desenvolvimento das habilidades do piloto.

Com profissionais preparados e infraestrutura modernizada, a EJ e o Aeroclube de Itápolis irão ministrar o treinamento teórico e prático, com duração de três dias, onde serão abordados os seguintes assuntos:


Treinamento teórico (01 dia)

  • Conhecimentos Técnicos da Aeronave;
  • Técnicas de Reboque;
  • Decolagem;
  • Voo Planado;
  • Voo em Térmica;
  • Sinais Visuais de Operação;
  • Procedimentos de Emergência;
  • Cone de Segurança;
  • Circuito de Tráfego;
  • Pouso.

O curso prático tem duração de dois dias, dividido em cinco reboques, onde serão aplicados todos os itens apresentados na parte teórica. O treinamento será realizado no Aeroclube de Itápolis a bordo do Nhapecan. Este planador de duplo comando possui características de voo que o tornam altamente adequado aos voos de aprendizado.

Para início do treinamento não é necessário formar turmas e ao final do curso será entregue um certificado.

Piloto Privado de Planador

Piloto Privado de Planador


O aluno estará apto a pilotar planadores e moto-planadores em todo território nacional. Participar de competições, realizar vôos de translado e navegações.

O curso de Planador pode ser o primeiro passo para quem deseja ingressar na aviação de uma maneira rápida, eficaz e um pouco mais barata. Também pode ser realizado por quem deseja adquirir maiores habilidades técnicas em aeronaves, um melhor preparo e planejamento, entre outras inúmeras vantagens que o planador oferece.


Experiência:

Não é necessário nenhuma experiência prévia com pilotagens de aviões.


Pré-Requisitos:

  • 17 anos de idade (OBS: Para conclusão do curso é necessário já ter completado 18 anos)
  • CMA 4° classe
  • Teórico ANAC (OBS: Não é necessário curso teórico homologado antes de realizar a prova)

Treinamento Prático para iniciantes:

  • Fase I: Pré-Solo (PS) – 30 reboques
  • Fase II: Aperfeiçoamento (AP) – 19 reboques
  • Fase III: Avaliação ANAC – 1 reboque

Treinamento Prático quem já possui licença ANAC (ex: PP,PC,PPH ...)

  • Fase I: Pré-Solo (PS) – 14 reboques
  • Fase II: Aperfeiçoamento (AP) – 15 reboques
  • Fase III: Avaliação ANAC: 1 reboque

Aeronaves Utilizadas:

  • IPE02-B Nhapecan
  • KW-1 Quero-Quero

Como é o curso?

1 dia de teórico

Das 8 ás 18 horas.


Conhecimentos Técnicos da Aeronave:

  • Técnicas de Reboque;
  • Decolagem;
  • Voo Planado;
  • Voo em Térmica;
  • Sinais Visuais de Operação;
  • Procedimentos de Emergência;
  • Cone de Segurança;
  • Circuito de Tráfego;
  • Pouso.

Prático:

  • Desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento de habilidades de voo preciso;
  • Melhora a atitude e julgamento para tomada de decisão;
  • Melhora o planejamento;
  • Companhias aéreas europeias utilizam o treinamento de voo a vela para desenvolvimento das habilidades do piloto.
Instrutor de Planador

Instrutor de Planador


Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial ou no esporte de Voo a Vela. O curso de Instrutor Planador permite, ainda, que o piloto atue como instrutor em escolas de aviação civil e Aeroclubes nos quais pratiquem as atividades de Voo a Vela.


Experiência:

Possuir mínimo de 50 horas de voo em planadores, sendo 40 horas em comando.


Pré-Requisitos:

  • 18 anos de idade
  • 2° grau completo
  • CMA 2° classe
  • Banca ANAC (INVA)
  • Ser portador de licença PPL

Treinamento teórico

Carga horária: 81:10 horas/aula


Matérias:

  • Relações Interpessoais;
  • Recursos AudioVisuais;
  • Instrutor e a Comunicação;
  • Fichas de Voo;
  • Briefing e Debriefing;
  • Medicina Aeroespacial;
  • Direitos Aeronáuticos;
  • Segurança de Voo;
  • Sistema de Aviação Civil;
  • Processo Ensino – Aprendizagem.

Treinamento Prático:

  • 10 reboques de treinamento no assento traseiro do Nhapecan
Piloto Privado de Planador

Piloto Privado de Planador


O piloto rebocador de planador, poderá rebocar planadores em todo território nacional, realizar voos de translado e participar de competições. Além disso poderá atuar como rebocador em escolas de aviação civil e Aeroclubes nos quais pratiquem as atividades de Voo a Vela. Essa atividade pode ser usada para o acumulo de experiência em comando, e de horas para o piloto.


Experiência:

  • Possuir mínimo de 100 hora de voo em comando de avião
  • Possuir licença de PPL
  • Mínimo de 20 horas de voos comprovadas em aeronave convencional

Pré-Requisitos:

  • 18 anos de idade
  • 2° grau completo
  • CMA 2° classe

Prático:

  • 1 hora de avaliação no AB-115 para análise da proficiência técnica em aeronaves convencionais.
  • Caso o piloto seja aprovado na avaliação, realizará 1 hora no AB-180 para familiarização e padronização.
  • 10 reboques duplos no AB-180 com rebocador/Instrutor devidamente qualificado.

Aeronaves Utilizadas:

  • AB-115
  • AB-180

© 2019 Aeroclube de Itápolis.