• Aeroporto Dr. Luiz Dante Santoro Caixa Postal 62 - Itápolis - SP CEP 14900-000
  • info@aci.com.br
  • (16) 99632-7981
  • (16) 3262-1024 - (16) 3262-3728

Notícia

Últimas notícias

Conheça como funciona o voo dos planadores do Aeroclube de Itápolis

Conheça como funciona o voo dos planadores do Aeroclube de Itápolis

O planador é uma aeronave mais pesada que o ar, e com configuração aerodinâmica muito semelhante ao avião, porém que mantem seu voo sustentado sem a necessidade do motor. Ele voa através de correntes ascendentes, denominadas térmicas, e que permitem o chamado voo à vela.

Seu uso foi muito empregado durante a II Guerra Mundial para levar tropas até determinadas localidades sem chamar a atenção pelo som. Hoje são usados como prática esportiva, e até uma ferramenta importante na formação de pilotos.

Pilotar planadores requer apreciação, e compreensão plena de todo um conjunto de fatores que compõe o voo, que desde sua decolagem ‘está em pane’. O voo a vela desenvolve as habilidades técnicas dos pilotos, de modo que melhore seu controle emocional, consciência situacional, e desenvolvimento da capacidade de gerenciamento de cabine.

‘Quando não há motor, a eficiência é o nome do jogo’ diz Bill Palmer, piloto de planador. O aprendizado começa logo no planejamento do voo. Confira o infográfico de como é um voo de planador:

Vantagem estratégica

São diversos os casos de pilotos que em situações de emergência desempenharam um papel singular em uma situação de emergência. Alguns deles foram o Air Canada 143, e o Cactus 1549, que pousou no Rio Hudson. 

O treinamento pode ser feito por pilotos já checados como piloto privado (PP) ou piloto comercial (PC), que abate as horas necessárias para concessão da licença de planador, ou ainda realizar o curso exclusivamente para prática desportiva.

No primeiro caso, o piloto já checado como PP ou PC necessita de apenas 25 reboques e fazer uma prova na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com bloco reduzido de assuntos. Já no segundo são necessários 50 reboques, e a prova com todos os assuntos. O Aeroclube de Itápolis possui dentro de sua grade de cursos teóricos, a opção de fazer o Curso Teórico para Planadores.

O diferencial fica por conta do planador utilizado, que é um Grob-103 A, um planador acrobático de dois lugares, que é rebocado pelo Piper Pawnee. Ainda na frota do Aeroclube de Itápolis temos o Quero-Quero, um planador brasileiro de apenas um lugar. Este já realizou um recorde pessoal do aeroclube, de voar por 7 horas seguidas sem pousar.

Para mais informações entre em contato com (16) 3262-1024, (16) 3262-3728 ou ainda pelo WhatsApp (16) 99632-7981.

 

 

 


Deixe seu comentário

© 2019 Aeroclube de Itápolis.