Whatsapp 16 99632 7981
Telefone 16 3262 1024

Agendamento de Voos Login

Notícias

Aeroclube faz 79 anos, palavra do presidente Josué.

Josue Andrade - Presidente
Josue Andrade - Presidente

Palavra do presidente: os 79 anos de nosso aeroclube

São 79 anos de história. Nosso aeroclube teve sua primeira ata feita em 13 de maio em 1941.

Estávamos no meio da segunda guerra mundial. O Brasil precisava se fortalecer na aviação. Era uma questão, além de tudo, de segurança nacional. O presidente da época, Getúlio Vargas, era um nacionalista e queria o progresso do Brasil. Foi um acerto.

Itápolis não queria ficar atrás. Quis participar. E tudo começou com diversos entusiastas da cidade. O governo, na época, ajudou.

Bem. O Brasil, como todos sabemos, se tornou uma potência na aviação. Poucos países são tão desenvolvidos como nós nesta área.

Essa foi a história que eu fiquei sabendo depois de adulto, porque, para mim, a história era diferente. O Aeroclube foi o lugar que eu fui bater na porta para pedir um emprego, ainda adolescente. Já era o lugar bacana da cidade, onde aviões decolavam e pousavam.

Eu nem gostava de avião. E trabalhando como ajudante de qualquer coisa, fui tomando gosto. Acabei virando mecânico. Os aviões para mim acabaram virando um desafio. Logo eu quis aprender a pilotar. Virei piloto, depois instrutor e fui seguindo.

Sou um filho orgulhoso de Itápolis e sou um filho de uma das maiores jóias da cidade: o Aeroclube de Itápolis. Segui na aviação. Dos pequenos Paulistinhas, acabei pilotando grandes aviões a jato.

Fui, mas não me deixavam eu ficar longe do Aeroclube. E eu nem queria. Tinha tomado gosto pelo nosso espaço. De lá para cá, passei a ajudar a cuidar.

Já fui presidente antes e hoje estou como presidente de novo.

E apesar de ser sócio da maior escola de aviação da América Latina, a EJ, eu trabalho pelo aeroclube. Quero ele bacana e forte.

Teoricamente, minha escola e o Aeroclube seriam concorrentes. Mas é diferente. Faço de tudo para deixar o jeitão de clube aqui.

E o Aeroclube de Itápolis é hoje o mais bem estruturado do país. Sendo o único longe de uma capital. Estamos a mais de 300km de São Paulo. Os outros grandes estão bem próximos de grandes centros urbanos. Ou seja, existe carinho aqui. Para cuidar, para fazer voar.

E o Brasil o reconhece como um dos mais especiais. Vem gente de todo lugar para aprender a voar em Itápolis.

Inclusive, vou confessar uma coisa aqui para você, mas que fique entre nós. Um dia um amigo me perguntou onde eu faria o curso de piloto privado se fosse novo. Me deu duas opções. Na EJ ou no Aeroclube. Eu respondi que era no aeroclube.

Eu adoro os Paulistinhas. Lá na EJ eles tem aviões com painéis de cristal líquido, tecnologia, mas nada substitui esses velhos aviões de tela. É, para mim, o gosto de voar. Aquele lance de dar partida com a mão é o máximo. É antiquado, eu sei. É com pouca tecnologia. Mas faço com o mesmo gosto de quando coloco discos de vinil para tocar em uma vitrola. Tem um charme especial.

Bem. Só quem voa entende.

Mas agora estamos todos meio parados, meio em marcha lenta. É a pandemia. É um desafio claro, não só para o Aeroclube, mas para para todo o mundo.

Mas veja. Nossos aviões estão tão impecáveis, nossos Paulistinhas estão tão lindos, que tenho certeza que passaremos por essa turbulência e veremos o céu azul novamente, em breve.

Vocês perceberam que só falo do Paulistinha, não é? É paixão mesmo. Mas os outros aviões estão lindos também. Os Cessnas, os Boeros, o Tupi, os planadores. Tudo funcionando e impecáveis.

E temos até uma novidade recente. Nosso Super Decathlon entrou em operação. Agora ensinamos acrobacia aérea. Isso fortalece muito o currículo de um piloto que deseja seguir na carreira comercial. Com esse curso o piloto fica mais seguro. Quando voltarmos com as operações de vento em popa, tenho certeza que esse avião atrairá muitos novos alunos.

E ano que vem, 2021, sem pandemia, faremos um festão. Afinal, serão 80 anos. Que tal? Todos nos abraçaremos falando e vendo aviões.

E Confirmo desde já. Teremos uma atração nossa, a Esquadrilha Canarinho.

Sabe como é, né? São Paulistinhas. Eles são lindos.

Se um dia me perguntarem qual o destaque que dou sobre minha gestão, direi que é a implantação dessa esquadrilha.

É coisa de quem gosta de aviões mesmo, como nós. É nosso diferencial. Por isso nosso slogan é “O espírito da aviação vive aqui”.

Josué de Andrade

 Presidente do Aeroclube de Itápolis


Voo a vela: segredos revelados

Acompanhe um voo completo de planador, do reboque ao pouso