Na década de 40 surge no Brasil a CNA Campanha Nacional da Aviação, esta campanha teve como objetivo dar asas a juventude brasileira, também era chamada de Dêem Asas ao Brasil”, idealizada pelo jornalista Assis Chateaubriand durante o governo de Getúlio Vargas.
O Aeroclube de Itápolis dentre mais de 400 em todo o país, nasceu desta idéia com um grupo de entusiastas da aviação no dia 13 de maio de 1941, naquela época se reuniram em Itápolis os políticos do governo federal e municipal para discutirem os termos de abertura e localização do aeroclube.
O senhor João Santoro, uma pessoa de bom coração e de família tradicional itapolitana, doou o terreno para dar início a história aeronáutica de Itápolis, desde então o espaço já com a pista de pouso construída passou a ser também o aeroporto da cidade, denominado Aeroporto Dr. Luiz Dante Santoro em homenagem ao seu filho.
Com a criação dos aeroclubes, o governo federal doou mais de mil aviões por todo o Brasil, além de alguns doados a aeroclubes de outros países da América do Sul e de Portugal. Nosso país teve um acréscimo de mais de três mil pilotos civis e militares brevetados em aeroclubes. É muito comum até nos dias de hoje, encontrarmos com muitos pilotos formados naquela época que não seguiram a profissão, mas tem orgulho em dizer que é piloto de avião.
Passado setenta e dois anos, muitas coisas mudaram na aviação mundial, entre elas a evolução da tecnologia, exigindo uma formação mais organizada e profissional, surge então as escolas privadas ocupando parte deste espaço e com finalidade lucrativa, ocasionando de uma certa forma a concorrência somado a falta de apoio financeiro do governo federal aos aeroclubes, tornando a sobrevivência muito difícil.
Apesar da evolução da aviação e falta de apoio financeiro do governo, o Aeroclube de Itápolis foi um dos poucos que manteve sempre uma gestão profissional, conseguindo adaptar-se as exigências do mercado, formando pilotos com qualidade e segurança, somando mais de 10 mil pilotos entre eles desportivos e profissionais, mantendo um ambiente sério e ao mesmo tempo um verdadeiro clube de pilotos.
Presidente - Josué de Andrade |
Vice – Presidente - Marcelo Valério |
Tesoureiro - Janete Aparecida de Luca |
Vice-Tesoureiro - Gustavo Dotto Martucci |
Diretor Aerodesportivo - Lucas Dresdi Delcaro |
Diretor Volovelismo - Murilo Inácio Garcia |
Diretor Aeromodelismo - Antônio Carlos Ananias do Amaral |
Diretor de Instrução - Nélio Maria Pessanha |
Diretor Técnico - João Paulo Amado |
Diretor de Material - Jaqueline Vieira dos Santos |
Diretor Social - Vinícius Fernandes de Andrade |
Diretor de Segurança de Voo - Leonardo José Parma |
Secretário Geral - Alessandra Regina Françoso |
Conselho Fiscal - Mateus Messias de Andrade Filho |
Conselho Fiscal - Laudo da Silva |
Conselho Fiscal - Antônio Andreoli Júnior |
Suplente - Marcio Luiz do Prado |
Suplente - Jaqueline Vieira dos Santos |
Efetivos - Guilherme Rueda Alcântara |
Efetivos - Andréia Leandra de Toledo Piza |
Comissão de Justiça - João Francisco Barelli |
Comissão de Justiça - Vera Lúcia de Oliveira F. de Andrade |
Comissão de Justiça - João Paulo Amado |