Whatsapp 16 99632 7981
Telefone 16 3262 1024

Agendamento de Voos Login

Notícias

Itápolis vai sediar o 63º Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores

O maior evento da temporada, o 63º Campeonato de Voo em Planadores Etapa Sudeste e o 63º Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores, terá início no dia 2 de outubro. O evento ocorre em Itápolis, no interior de S. Paulo. É organizado pela Federação Brasileira de Voo em Planadores – FBVP e o Aeroclube de Itápolis. É a primeira vez, desde 2005, que o Aeroclube recebe um campeonato da modalidade.

Os dois eventos reunirão pilotos de todo o país. São esperados mais de 30 planadores no grid de decolagem. Os resultados definirão o Ranking Nacional.

Como funciona
A competição contará com a formação de 4 classes: Open, Racing, Club e KW1, de acordo com a performance dos planadores. O evento contará com a competição de Provas de Distância e Provas de Velocidade. As Provas de Velocidade ocorrem seguindo um percurso com no mínimo dois pontos de virada além da chegada e da saída.

Todos os pilotos que completarem as provas receberão pontos de distância e de velocidade. Os pilotos que não completarem o percurso receberão apenas pontos de distância calculados proporcionalmente à máxima distância voada. As Provas de Área consistem de provas de velocidade sobre um percurso através de no mínimo duas áreas além da saída e chegada.

As provas de área terão um tempo mínimo de duração estipulado. As velocidades são calculadas dividindo-se a distância percorrida pelo tempo de duração estipulado para a prova ou tempo efetivamente gasto pelo competidor, o que for maior.

No campeonato brasileiro serão premiados, além dos vencedores, o piloto revelação da temporada, além do troféu satírico para o piloto que mais pousou fora em campo arado ou pista. Ele receberá o “Troféu Arado”. Os aeroclubes participantes também serão premiados.

Expectativas
"Nós sempre encaramos o voo de planador aqui no aeroclube como complementar na formação de um bom piloto. É um tipo de voo que melhora muito a habilidade na pilotagem. Entretanto, não tínhamos essa cultura do voo de competição. Agora formamos uma equipe e vamos participar. Não esperamos resultados surpreendentes, mas é bom que nossos instrutores e alunos adquiram essas técnicas desafiadoras”, afirmou Josué Andrade, presidente do Aeroclube de Itápolis.

“Nós temos o costume de sediar os maiores Shows Aéreos e campeonatos de acrobacia do país. Itápolis é uma cidade hospitaleira e a infraestrutura do aeroclube é excelente para a atividade. A Federação está entusiasmada por voar aqui e tenho certeza que todos vão gostar. Além disso, a época é espetacular para voos em nossa região. Temos muitas térmicas e a quantidade de pistas para pouso fora são muitas, aumentando ainda mais segurança para competidores”, complementou.


Onde acompanhar
As provas poderão ser acompanhadas todos os dias por meio online no site da FBVP www.planadores.org.br. (Clicar na classe de planadores que deseja acompanhar).

Voo a vela: segredos revelados

Acompanhe um voo completo de planador, do reboque ao pouso