Whatsapp 16 99632 7981
Telefone 16 3262 1024

Agendamento de Voos Login

Notícias

Itápolis sediará o Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea 2023

Itápolis, localizada no interior de São Paulo, será palco do Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea 2023, que acontecerá de 12 a 15 de julho. Organizado pelo Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA), o evento reunirá os melhores pilotos de acrobacias do Brasil.

O CBA tem se destacado na organização dos campeonatos brasileiros nos últimos anos, com um foco especial na segurança de voo e desenvolvimento do esporte no Brasil. O campeonato será realizado no aeroporto de Itápolis e será aberto ao público.

A EJ - Escola de Aeronáutica e o Aeroclube de Itápolis são os patrocinadores do evento, que será baseado nas regras do International Aerobatic Club (IAC) para as categorias Básica e Esporte, e nas regras da FAI Aerobatics Commission (CIVA) para as demais categorias, como Intermediária, Avançada e Ilimitada. Além disso, serão obedecidos os Regulamentos de Tráfego Aéreo e Normas Nacionais determinados pelo DECEA e ANAC.

Os campeonatos de acrobacia são disputados em uma área delimitada no ar, onde os pilotos realizam manobras aéreas precisas e habilidosas. Os competidores são avaliados por um painel de juízes, que atribuem notas de acordo com a execução das manobras e a precisão dos movimentos.

O airboss do evento será Lucas Delcaro, piloto acrobata experiente na organização de eventos aéreos. Os detalhes das inscrições serão divulgados no site da CBA, quando estiver mais próximo do evento.

"Será um evento emocionante para os amantes da aviação e da acrobacia aérea, e uma oportunidade única de ver alguns dos melhores pilotos do Brasil em ação", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ.

"Esperamos que seja um campeonato muito competitivo. Muitos competidores devem vir de todo o Brasil, e o nível técnico vai ser muito alto. A estrutura para receber os competidores é excelente e tudo indica que teremos um campeonato memorável", afirmou Cristiano Oliveira, presidente da CBA.


Perguntas frequentes:

Quem pode participar?
Pode participar como competidor qualquer piloto com habilitação para avião monomotor (MNTE) em dia, ou que leve consigo um segundo piloto (safety pilot), com a habilitação em dia, desde que seja aprovado pela organização da prova. Pilotos com a habilitação MNTE em dia, mas que a organização do evento julgue ainda não possuir experiência suficiente, deverão voar com um safety pilot. Podem participar pilotos sócios e não sócios do CBA, porém há diferenciação na taxa de inscrição em função do status relativo ao CBA.

Quais aviões podem participar?
Podem participar aeronaves que possuam aprovação para acrobacias em seus manuais de operação ou em documentos compatíveis, que estejam em estado técnico adequado, e que estejam com certificados válidos para o voo de acordo com os requisitos da ANAC. Deve ser apresentada também documentação pertinente e válida relativa à dobragem dos paraquedas. Antes dos voos todas as aeronaves passam por inspeções para validação pelo Comitê Técnico.

Quem é premiado?
Em cada categoria, são premiados com medalhas os três pilotos mais bem colocados de cada programa de voo, e após somados todos os voos da categoria, os três pilotos com a melhor média de pontuação recebem os troféus. O Campeão Nacional Brasileiro pelo CBA é o primeiro colocado da categoria mais difícil, desde que alcance no mínimo 60% do total de aproveitamento. Caso fique abaixo de 60%, o campeão nacional será o primeiro colocado da categoria subsequente, desde que obtenha pelo menos 60% de aproveitamento, e assim sucessivamente.

Voo a vela: segredos revelados

Acompanhe um voo completo de planador, do reboque ao pouso